Review: Pod X3 Live

Posted: 07/07/2010 in Efeitos, Música
Tags: , , , , , , , ,

Esse review foi feito em 16/02/2009 por mim e postado em outro blog, o qual não usarei mais, então estou movendo para cá.

Pensando nos músicos que possam estar passando pelo mesmo que passei quando estava à procura da minha nova pedaleira, vou postar um review sobre a POD X3 Live da Line 6.

Primeiramente, o porque de tê-la procurado: eu tinha uma Boss GT-8, um ótimo equipamento que em relação a seu anterior, a GT-6, inovou com um novo processador mais forte, e a possibilidade de misturar 2 simulações de pré amp (que não cheguei a usar, mas tudo bem), além de uma construção muito confiável e robusta, que passa uma confiança legal pra quem encara uns palcos ou bares por aí.

Apesar de ser um excelente equipamento, suas concorrentes começaram a trazer inovações que a tornou um pouco obsoleta, como um foot específico para tap tempo, a possibilidade de ter uma carreira de foots para trocar o patch, e outra para ligar e desligar os efeitos individualmente (e simultaneamente), ligação USB para atualização e gravação, entre outros.

Eu sou o tipo de cara que fica “namorando” um equipamento por muito tempo antes de obtê-lo, e com a POD não foi diferente. Após ler todos os reviews possíveis, assistir aos vídeos do youtube, e debulhar seu manual, decidi concluir a venda com o Dodô Audrin, que é um cara muito gente boa, além de manjar muito de periféricos pra guitarra e áudio profissional. Não foi a primeira compra que fiz com ele, e recomendo!

Vamos com as características da super máquina de capuccinno (apelido carinhoso dado pelos meus amigos):

– 78 simulações de amplificadores de guitarra

– 24 simulações de caixas/falantes de guitarra

– 28 simulações de amplificadores de baixo

– 22 simulações de caixas/falantes de baixo

– 6 pré amps para voz

– Entrada para guitarra

– Entrada auxiliar (guitarra/baixo/violão)

– Entrada para guitarra Variax, da Line 6

– Entrada auxiliar para mp3 player ou qualquer outro equipamento

– 2 saídas para guitarra (Esquerda/Direita)

– 2 saídas balanceadas para mesa de som (Esquerda/Direita)

– Entrada/saída midi para controladores

– Entrada balanceada para microfone

– Entrada para pedal de expressão

– Saída S/PDIF

– Porta USB

– Saída para fones de ouvido

– Loop para efeitos externos, sai mono e volta stereo =]

Ela conta com 2 foots pra trocar o banco, 4 foots para troca de patches, 1 foot para tap tempo/afinador e mais 5 foots que funcionam para ligar/desligar efeitos individualmente num patch, como se fosse um set de pedais. O pedal de expressão nem precisa falar que também está presente, tanto pra controlar volume, wah wah, whammy (bender), ou qualquer outro parâmetro.

A construção é muito boa e bonita, enriquece o palco com as luzes laranjas e suas peças cromadas, porém os foots não parecem ser feitos para pisar muito forte, como um pedal analógico, uma pisada de leve é mais que o suficiente para acionar seus pedais… portanto, sem ogrices!

Assim como sua antecessora, a POD XT Live, é extremamente fácil montar um bom patch de simulação, começando um efeito do zero, você simplesmente escolhe a simulação, qual o tipo de gabinete que vai querer (particularmente gosto muito da simulação de 4×12″ com falantes vintage 30 da celestion), o tipo de microfonação da caixa (direta, indireta, com condensador, etc), e os parâmetros básicos, através dos botões analógicos dela: ganho, volume, grave, médio, agudo, presença e reverb. O que já é suficiente para começar a brincar.

Para o som limpo, montei um patch com uma simulação fornecida pela Line 6 mesmo, um tal de Super Clean, que casou bem com o som de qualquer uma das minhas guitarras. Deixei desligado, porém adicionei um chorus stereo, uma simulação de tubescreamer da ibanez, delay stereo bem de leve e também um compressor para dar um gás nos solos limpos.

Já para distorção, eu sempre gostei de sons de amps da marshall e mesaboogie, utilizo a simulação de Marshall JCM800 com compressor sempre ligado, tubescreamer de booster e reverb leve, para solo tomei como base a mesma distorção, com um pouco de chorus para deixar as notas mais brilhantes e com mais ganho no compressor. Todos os sons que faço são com base nestes 2 patches, normalmente só mudo a modulação ou o tipo de delay para conseguir o som desejado.

Tratando-se de modulações, há várias opcões, inclusive do mesmo tipo de efeito como por exemplo vários tipos de chorus, phase e flanger. Tá aí um dos poucos pontos que não me agradou, não consegui um som de flanger que tenha me agradado totalmente, parece que ele demora pra “voltar” depois de abrir… gostaria que se comportasse como o flanger da mxr, muito legal por sinal.

Nos palcos posso dizer que ela é uma bênção. As saídas balanceadas garantem um sinal bom para a mesa, mono ou stereo, podendo ser um lado guitarra, outro vocal ou violão, ou qualquer outro instrumento ligado na entrada auxiliar/microfone. Uma sacada legal é a utilização de duas cadeias de efeitos, então pode estar uma ajustada para a guitarra e outra para o microfone, tratando os sinais separadamente, podendo ser usado assim também para gravação! A simulação de gabinetes garante que o som enviado pra mesa não fique xoxo, tornando mais real a sensação de um amp analógico.

Outra coisa que pode atrair bastante é a porta USB e o software que pode ser baixado gratuitamente para acompanhar. O Gearbox te dá controle de todos os parâmetros da pedaleira, sendo que quando você “gira” um potênciômetro pelo programa, no visor da pedaleira é exibida em tempo real a sua alteração, contribuindo também pelo aspecto visual, imitando a cara dos amplificadores que baseiam as simulações.

Ao ligar na USB, pode-se configurar para que todo som que fosse para a saída do computador, saia pela pedaleira, através da caixa de som ou até mesmo dos fones de ouvido (meu preferido), já que um dos meus horários para tocar guitarra é de madrugada, e posso fazer isso, acompanhando uma música ou backing track do computador, sem acordar ninguém aqui em casa.

As gravações realizadas através dela, no meu caso pelo GarageBand da apple tem qualidade muito legal, o suficiente pra ter mandado para meu primo a primeira gravação e ele falar “muito legal, quem que ta tocando?”, o timbre ouvido na caixa ou nos fones, será o timbre da gravação, assim que gravar as demos da minha banda vou disponibilizar os arquivos de áudio.

Acho válido ressaltar que tive uma Boss GT-8 por 3 anos aproximadamente e não tinha conseguido um timbre limpo que tenha me agradado totalmente. Meu primeiro show com a X3 rendeu muitos comentários positivos quanto ao meu timbre, o que me deu a certeza de que não fiz a escolha errada para a compra.

Apesar de alguns aspectos capitalistas da Line 6 (que não tem como fugir), por exemplo pacotes de mais simulações/efeitos para comprar (por preços nada amigáveis), não falta nada no que acompanha a pedaleira.

Recomendo a compra de um hardcase para o transporte, assim mantém o equipamento melhor conservado, já que o transporte normalmente é um dos fatores que mais compromete que a máquina de Capuccinno continue funcionando.

De casa para home studio até o palco como equipamento principal, acho que não vai faltar recurso. No caso de guitarristas mais conservadores em relação a digitais e analógicos, o loop de efeitos pode ser usado para jogar um pré amp valvulado dentro da cadeia de efeitos, o que torna ainda mais interessante!

Comments
  1. Jony Marcos says:

    Como faço para fazer gravações via usb na pod x3 live ??? Acabei de compra a minha !!!

    • Fala cara, tudo jóia? Você precisa baixar o driver dela pelo site da Line6, um programa para gravação (Cakewalk Sonar ou similar), e configurar a pedaleira como dispositivo de entrada de som (gravação) e saída (caso você queira o som geral do pc no fone de ouvido da pedaleira). abraço!

  2. Anselmo says:

    Tudo bem Felipe? Comprei uma POD X3 Live, e apesar de não possuir muita experiencia com estes produtos (a primeira multiefeito que comprei foi a zoom 606 ha alguns anos e agora a POD) estou muito satisfeito. Como que faz pra configurar o som do PC pra sair pela POD? Tem como configurar ao contrário e o som da guitarra sair pelas caixas do PC?

    Outra coisa que queria perguntar, é verdade que a X3 Live saiu de linha e a M13 entrou no lugar?

    Anselmo Werneck

    • Beleza e ai?

      Para o som do PC sair pela pod, você precisa instalar o driver dela, ligar na USB e configurar ela como dispositivo de saída de som (no pc), desse jeito o som do pc sai no fone de ouvido, o contrário também é possível se você configurar ela como dispositivo de entrada de som 😀

      Eu acho que a X3 e a M13 tem propósitos meio diferentes, o que entrou no lugar da X3 é a POD HD que lançou faz pouco tempo, o M9 e M13 são um pouco diferentes, vai muito da necessidade.. espero ter ajudado, um grande abraço!

  3. Felipe says:

    Alguem manda o Link para baixar o Driver da Line 6 pod x3?

  4. alan says:

    blz mano?
    cara vc que manja da pod x3 live vê se tira minha duvida….
    vi comentários q posso baixar timbres de guitarristas, é verdade?
    se for como faço isso?
    por exemplo: quero o som de violão que um guitarrista está usando na guitarra dele, eu consigo fazer downloud???
    valeu abraço…

    • Você consegue comprar alguns timbres para a X3 live que são transferidos pelo software dele do pc, ou você pode baixar regulagens feitas por outras pessoas. Mas por exemplo.. ela não possui um simulador de violão, portanto você não vai conseguir um som de violão nela.

  5. morais says:

    Ola gostaria de saber como resetar a POD X3live, deixandoa com a configuração de fábrica?

  6. Dan Loureiro says:

    Como faço ´para alterar a sequencia dos boxes de efeitos na cadeia de sinal do POD x3 live???

    • Não é possível alterar a cadeia na Pod X3 Live da mesma maneira que na GT8 ou GT10.

      Você consegue apenas, por exemplo, colocar um chorus antes, ou depois da simulação/loop. Já na GT8 você consegue montar a ordem dos efeitos como quiser!

  7. Olá Felipe, bom dia. Muito legal seu post viu. Tenho uma pod x3 live mas cara não tenho as morais de configurar os efeitos. Já tenho instalado no pc o gearbox etc.. tem como você me passar alguns patchs seu?

    Grande abraço
    Fique com Deus!

    • Fala Sandrigo, beleza?
      Cara, eu sei que dá um pouco de trabalho, mas se você puder, leia o manual que ele é muito explicativo! No momento eu não tenho mais minha X3 live, o manual vai te dar uma boa noção de como configurar os efeitos!

      Abraço!

  8. Felipe Gustavo says:

    Olá Filipe, peguei uma X3 Live esses dias e até agora foi a melhor que já toquei, muito bom, mas tenho duas duvidas.. 1° Como faço para mudar a ordem das cadeias? por exemplo, colocar o delay na frente do reverb e assim por diante. 2° Como ela é em 110 uso um transformador pequeno, isso pode afetar de alguma forma a pedaleira? obg e abraço..

    • Cara, faz muito tempo que não mexo com a x3, mas no manual vc acha facilmente essa informação. Quanto ao transformador, sem nenhum problema! Abraço!

  9. Oliver says:

    Iai Filipe, tudo bem? gostaria muito se pudesse m explicar como se utiliza o loop de efeitos da POD X3 live. ja li no manual e tal, mas ainda não ficou claro o suficiente pra mim. poderia me ajudar nisso? abraços mano

Leave a comment